EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil é o coração de nossa escola. Essa primeira etapa do caminho escolar forma laços das crianças com o ambiente, professores(as), colaboradores(as), colegas, comunidade e, principalmente, com o aprendizado. Nesta fase, é fomentado o prazer em ir e estar na escola. Para que esses vínculos sejam possíveis e para que os(as) alunos(as) sejam felizes na escola, buscamos criar um clima de confiança e afetividade. Proporcionamos diversas situações de experimentações que aprimoram e aumentam a vontade de conhecer nos(as) nossos(as) pequenos(as); aguçando uma das coisas mais importantes para o sucesso escolar: a curiosidade. Aos poucos, eles vão desenvolvendo habilidades que serão alicerces para todo o caminho escolar que será traçado, desenvolvendo aspectos físicos, afetivos, relacionais, culturais e cognitivos, respeitando as particularidades de cada um.

ANOS INICIAIS

Neste ciclo, a rotina escolar pede maior comprometimento e a construção de novos saberes que serão importantes em todas as fases seguintes. A partir da articulação, com as experiências vivenciadas na educação infantil, os(as) alunos(as) são capazes de criar relações entre o que já foi aprendido e assimilado, podendo assim, desenvolver novas hipóteses e novos saberes ainda mais elaborados. Nos primeiros anos do ensino fundamental, há uma desenvoltura ainda maior na autonomia dos(as) alunos(as) e na capacidade de interagirem com comunidade, colegas, ambientes e fazendo uso mais ativo das linguagens para se expressarem. É importante propiciar atividades em que os alunos possam potencializar descobertas, argumentações e análises. Assim, informações vão se solidificando e é despertada ainda mais curiosidade no saber. Para que tudo isso seja possível é necessário partir do interesse dos alunos, proporcionando propostas significativas.

ANOS FINAIS

Nesta fase, as últimas particularidades da infância dão espaço a novas descobertas. Corpo, mente e coração mudam e se desenvolvem; as crianças, ou melhor, os adolescentes, enxergam e compreendem tudo ao seu redor de forma diferente, natural e singular, colocando em prática as competências já adquiridas e sólidas; abrindo espaço para novos campos de descobertas.

Para que a escola continue sendo um espaço que desenvolve todos os âmbitos dos alunos, é preciso propor inúmeros desafios para que o aprendizado continue sendo atraente.

Situações de pesquisas e discussões são intensificadas, a fim de preparar nossos alunos para além dos muros da escola, pois, é nessa etapa que o senso crítico e a pró-atividade são ainda mais estimuladas, fazendo com que se tornem capacitados a irem em busca de futuros desafios.