FORMAÇÃO CONTINUADA

Pensar educação é pensar atualização de nossas técnicas e metodologias. Assim, acreditamos numa escola que, continuamente, reflete suas práticas, pensa e repensa; acreditamos na atualização permanente do olhar e da prática dos docentes, através de uma rede de ideias que troca, discute e debate teorias e fazeres.

GRUPOS DE ESTUDO

Assim, nasceram os grupos de estudo. Quinzenalmente, reunimos professores(as), por ciclos, para falar não só de formação pedagógica, mas também sobre experiências emocionais. Nesses grupos, conhecemos melhor as pessoas com quem dividimos a maior parte do tempo de nossos dias. Através de discussões sobre livros, artigos, pensadores e até realizando atividades envolvendo arte e poesia, procuramos compreender a nós mesmos(as) como seres pensantes e sociais, para depois nos entendermos como equipe.

A interação e a troca entre professores gera continuidade, periodicidade e sistematização, além de proporcionar colaboração e cooperação. O trabalho pedagógico não diz respeito unicamente ao professor(a) e seus(suas) alunos(as), diz respeito a todos(as) nós, como escola humanizada. Assim, compartilhamos e trocamos, visando sempre o melhor para o coletivo.

REUNIÕES INDIVIDUAIS

Acreditamos em um processo contínuo de formação e troca entre toda a equipe pedagógica. Para que isso seja possível, além dos grupos de estudo, fazemos reuniões individuais, ou seja, uma vez por semana os professores sentam, juntamente a coordenação, para discutir os fazeres pedagógicos, conversando sobre cada aluno, de forma individualizada, estudando, juntos, as dificuldades e potencialidades de cada discente, para que possamos desenvolver os alunos em seus aspectos, físicos, psicológicos, emocionais, cognitivos e sociais.

Além disso, coordenação faz os apontamentos necessários para melhoria das aulas, baseada em observações de sala de aula feitas semanalmente.