top of page

PROJETOS DE LINGUAGEM

A leitura ocupa um grande espaço no ENSC ao longo de toda vida escolar. Nosso maior objetivo é formar leitores(as) autônomos(as), com vasto repertório; desenvolvendo também nas crianças o hábito em ler e ouvir histórias. As atividades envolvidas nos nossos projetos de linguagem aprimoram a escrita, aumentam o repertório do vocabulário e fomentam a imaginação e a leitura; trazendo momentos favoráveis à reflexão e trocas de impressões entre os alunos. Oferecemos a eles o contato com muitas obras, e essa proximidade com os livros ajuda a avaliar cada vez melhor as histórias, estimulando assim o prazer em conhecê-las.

COMO FUNCIONA O PROJETO DE LINGUAGEM?
HISTÓRIAS PARA LER E SE DIVERTIR

Na primeira fase da educação infantil, é preciso criar o hábito de leitura, de fazer uma roda para conhecer uma nova história. Por isso, os livros usados para o projeto da turma do Maternalzinho são cheios de figuras e boas histórias, para que nossas crianças possam criar o prazer pela leitura. Obras como “Monstro Rosa”, “Pássaro Amarelo”, “Em Família” e (livro que falta), da autora Olga de Dios, cumprem bem o papel de inseri-los(as) no universo literário de maneira divertida, além de trabalhar assuntos como diversidade, empatia e amizade.

CONTOS DE ENGANAÇÃO

A turma do Maternal trabalha livros como “Grúfalo”, “Filho do Grúfalo” da autora Julia Donaldson, “Caso das Bananas” de Milton Célio de Oliveira Filho e “O Caso do Vaso Quebrado” de Milton Célio de Oliveira Filho e Mariana Massarani. Através da utilização de histórias com engano, é possível estimular o entendimento de que, assim como na vida real, os personagens realizam ações com determinada intenção. As leituras são realizadas em sala de aula, ao longo do semestre, desenvolvendo nas crianças a capacidade de se colocar no lugar do outro para que compreendam suas ideias, seus propósitos, desejos e pensamentos.

CONTOS DE ACUMULAÇÃO

As histórias com acumulação favorecem a compreensão e memorização do texto pelas crianças, oferecendo uma leitura autônoma. Livros como “Presos” de Oliver Jeffers, “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinky, “A Casa Sonoleta” de Andrew Wood e “Bem lá no Alto” de Susanne Straber, apresentam um evento estimulador na narrativa. A partir disso, a história é contada de modo repetitivo: a mesma ação é realizada por diversos personagens, tendo a repetição de um acontecimento. É o que chamamos de acumulação. As crianças realizam atividades de modo participativo, conhecendo novas maneiras de se ler um texto, além de realizar exercícios comuns da idade, como pinturas e colagens, a partir das leituras realizadas em sala.

PARLENDAS

Você sabe o que são parlendas? As rimas infantis que tanto divertem nossas crianças também seguem a lógica dos contos de acumulação, auxiliando na aprendizagem e memorização das palavras através da repetição de números, palavras ou de sentenças com a mesma sonoridade. Na turma do Jardim II, as parlendas fazem parte de todo o primeiro semestre do ano. Unindo atividades lúdicas, leitura e diversão, as parlendas proporcionam um aprendizado significativo e criativo.

ANIMAIS SERGIPANOS

Conhecer a nossa fauna é importante desde os primeiros anos da infância. As turmas do 1º e 2º anos conhecem espécies locais, como os pássaros Cardeal do Nordeste, Coruja Rasga Mortalha, além de animais comuns de fazendas e sítios, como vacas, porcos, cavalos e galinhas. As crianças têm contato direto com os animais dóceis e domesticados; com visitas a sítios próximos a nossa cidade, elas têm a oportunidade conhecê-los fora das páginas dos livros.

INDICAÇÕES LITERÁRIAS

A turma do 3º ano trabalha indicações literárias baseadas nos livros de Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de histórias infantis. Livros clássicos como “As roupas novas do imperador”, “A princesa e a ervilha”, “A menina dos fósforos”, “O patinho feio”, “Soldadinho de chumbo” e demais obras do autor são trabalhadas em sala. Com atividades de interpretação de texto, discussões em rodas de conversa, pinturas e colagens, as crianças constroem repertório literário compartilhado, tendo como referência grandes obras que já nos são conhecidas. Essas histórias exploram, também, conteúdos de interesse dos(as) alunos(as) como medos, anseios, abandono, crescimento, bem e mal, e etc.

GALERIA DE PERSONAGENS

Quem não conhece personagens como Branca de Neve, Fada Madrinha, Rainha Má e Príncipe Encantado? A turma do 4º ano trabalha contos de fada de um modo bem divertido, conhecendo cada personagem e suas características, diferenciando cada príncipe, cada princesa, cada fada, e qual o papel de cada um(a) em suas respectivas histórias. Dentre as atividades, as crianças reescrevem contos, por exemplo, trazendo releituras, misturando e unindo personagens. Trabalhar histórias já conhecidas pelos(as) alunos(as) oferece um ambiente propício para a abordagem de diferentes aspectos já presentes no texto e que ficam invisíveis para as crianças, caso não sejam abordados propositalmente.  

PERSONAGEM NARRADOR

Contos clássicos como “Rumpelstiltskin”, “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, dos irmãos Grimm, são trabalhados com o 5º ano, agora, com foco nos narradores de cada conto. Toda história é contada de um ponto de vista. Nesse projeto, as crianças analisam outros pontos em que a história pode ser contada. E se o lobo narrasse Chapeuzinho Vermelho? E se as fadas madrinhas contassem a história da Bela Adormecida? Trabalhar histórias já conhecidas pelos(as) alunos(as) dando-as novas versões, novos desfechos, estimula a criatividade das crianças e amplia a maneira como eles(as) enxergam as histórias tradicionais.

MOSTRA DOS PROJETOS

Ao final do semestre, concluímos os nossos projetos. Diversos materiais são produzidos pelas crianças de maneira coletiva, como livros coletivos, escritas autorais, pinturas, colagens e diversos outros. Numa exposição em nossa quadra, apresentamos aos colegas, pais, mães, professores(as) e visitantes da cidade o que produzimos ao longo do projeto. Com peças teatrais, rodas de leitura, cantinhos de atividades, além de stands de cada turma com seus principais trabalhos. É nesse momento que percebemos a importância da leitura desde os primeiros anos e o nosso papel em inseri-los na literatura. A tecnologia é incrível, nos proporciona facilidade e comodidade, mas nada se compara as páginas de um livro. Você pode conferir o álbum completo na página "Eventos".

bottom of page