UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL

Adotar uma postura sustentável é pensar uma forma de desenvolvimento que não comprometa o planeta no presente e, consequentemente, no futuro. Práticas que visam o consumo consciente, desde os primeiros anos da infância, influenciam diretamente em sociedade, pois os(as) alunos(as) passam a ser agentes transformadores(as). Pensar em sustentabilidade é, também, pensar em economia de recursos e, consequentemente, financeira. A diminuição do desperdício e a redução do consumo de energia e de água, por exemplo, são práticas que ajudam a reduzir custos.

Sustentabilidade vai além de plantar sementes com os(as) alunos(as) e tratar sobre reciclagem. É preciso ser sustentável, reeducar a postura ligada aos recursos: é descartável? Vai gerar um consumo em grande escala? Esse material pode ser substituído por recursos duráveis? Se sim, o que nos impede de fazê-lo?

A produção de lixo de uma instituição, empresa ou residência diz muito sobre o consumo das pessoas que ali vivem. Mais do que estimular os(as) alunos(as) a cuidarem do meio ambiente, é preciso praticar. No ENSC, adotamos medidas de substituição de materiais duráveis, abolimos outros que o descarte era praticamente contínuo.

Em Tobias Barreto, somos a primeira escola a pensar sustentabilidade em nossas práticas diárias e pedagógicas. Pois acreditamos que é preciso igualar discurso e vivência. Acreditamos que fazer é muito mais significativo do que apenas dizer.

Viver a sustentabilidade é mais fácil do que pensamos. Promover atividades ao ar livre, diminuir o uso de energia elétrica, abolir o copo de plástico são exemplos de ações, já tomadas em nossa escola, que fortalecem a vivência de nossas crianças num ambiente consciente e sustentável.